Analise quais Deuses usar, e como usar
Quando se está jogando rpg, os Deuses são pontos muito importantes quando se trata de um jogo Medieval que tenha paladinos, clérigos, templários entre outras classes e isso não se aplica somente a medieval, mas como saber o que usar?
Para cada cenário, pode se encontrar diversos tipos de Deuses. Em Tormenta temos, Nimb, Tauron, Kalmyr, entre outros, enquanto que em Forgotten Realms temos, Olindammara, Hextor, Heironeus Kord entre outros.
Em meio a uma quantidade imensa de Deuses, como saber usa-los?
É comum que aconteça de o mestre fugir um pouco do que o livro propõe, mas se deve tomar cuidado ao fazer, afinal, seria estranho termos um Deus Leal e bom agir de forma caótica e até mesmo maligna.
Uma coisa que se deve levar em consideração é que nem em todas as campanhas você irá usar todos os Deuses.
Se para a campanha que você está criando não existe Halfling, você irá usar Yondala?
Se em seu mundo existe Yondala, possui algum representante ativo no local, ou talvez alguma participação?
A adoração dos Deuses
Infelizmente, tende a se falhar um pouco quando se trata da religião dentro do RPG, mas isso é muito comum. Em meio a criar todo um cenário, detalhes acabam fugindo, como por exemplo, pessoas fanáticas pela religião, não sendo necessariamente alguém que receba algum poder desse modo de agir, como os paladinos, clérigos e druidas.
Pode parecer pouco, mas acredite, quando um grupo de aventureiros chegam numa cidade nova, entrarem em uma taverna e alguém vier em sua direção e dizer: Viajantes, hoje faremos uma reunião ao ar livre para adorarmos a Zeus, porque não se reúnam conosco na praça a noite?
Essa “Pequena” ação trará um efeito muito grande para o que eles pensaram sobre a cidade.
Quando se está jogando uma campanha medieval e em sua mesa tem um Paladino, como ele se porta? Ele se porta como realmente um religioso ou somente como um guerreiro com poderes divinos? Ele faz as coisas em nome de seu Deus ou ele usa Deus apenas quando lhe convém?
Se o clérigo não ficasse sem os poderes, ele realmente faria orações para seu Deus? Esses detalhes nem sempre é um problema do jogador, mas as vezes eles não sabem como realmente deve lidar a respeito de sua crença por não ter um parâmetro.
O bom nem sempre é bom
As tendências em RPG são muito complicadas de se lidar, então deve se tomar cuidado, pois as cores não são sempre o preto no branco, existe muitos tons que se deve analisar
Exemplo: Durante uma campanha os jogadores foram até uma cidade possuía ótimos negócios, tendo um fluxo de pessoas muito bom, embora fosse pequena. Durante a estada na cidade os jogadores conheceram um Goblin que os desafiou a entrar na caverna, onde existiam alguns desafios para eles lidarem. Ao entrar na caverna eles se deparam com grandes bolas de teias, um dos membros ao analisar melhor as teias perceberam que haviam crianças presas, então decidiram soltar as crianças e enquanto um ficava com as crianças os outros foram atrás da aranha. Ao entrar mais ao fundo eles encontraram uma aranha gigante e então começam o combate. Depois de alguns turnos, eles finalmente vencem a aranha gigante e saíram da caverna com as crianças. Logo que saíram seguraram o Goblim e os intimidaram. O Globin explicou que ele devia alimentar a aranha todos os dias, caso ele não fizesse um mal atacaria toda a cidade. No grupo havia um paladino, ele analisou, pensou e usou detectar o mal. Depois de usar o detectar o mau ele concluiu que o Goblin era mal, coisa que para ele já era o veredito, então decidiram matar o Goblin.
Depois que eles mataram o Goblin a verdade se revelou, pois logo em seguida todas as crianças começaram a se transformar em aranhas gigantes e destruir a cidade.
Após uma grande guerra acontecer entre as aranhas, os aventureiros e os moradores da cidade, os poucos que sobraram explicaram o que realmente acontecia.
A cidade há anos era uma cidade a beira da falência, mas então um Deus menor lhes prometeu prosperidade se eles alimentassem todos os dias sua criatura. Após aceitarem o trato o Deus invocou uma aranha gigante no meio da cidade que começou a atacar os moradores que com muito esforço e ajuda de um Goblin conseguiram atrair a grande aranha para dentro de uma caverna, onde ela começou a morar. Todos os dias o Goblin tentou alimentar a aranha com frutas, animais e vegetais, mas nada a satisfazia além de carne humana. Para salvar a vila da fúria da aranha ele começou a criar desafios para aventureiros, caso eles perdessem eles seriam comidos pela aranha, se eles vencessem eles derrotariam a aranha, mas então a aranha começou a ter filhotes em formato de humanos, o que o Goblin não sabia é que quando a aranha gigante morresse as crianças se tornariam aranhas gigantes e destruiriam tudo pela frente, assim como sua mãe fez.
Agora me digam, o Goblin era realmente mal? Na perspectiva do grupo ele era mal e na visão do Paladino ele também era, o detectar o mal não faria uma real diferença, pois a maldade, é apenas uma questão de opinião.
Conclusão: Esses pequenos detalhes da religião podem fazer uma diferença e tanta em seu game, fazendo com que a interpretação fique muito mais rica em detalhes, o que todo mestre e até mesmo os jogadores amam.