GURPS é uma sigla para Generic and Universal Role Playing System(Sistema Genérico e Universal de Interpretação de Papéis), um sistema totalmente adaptável para todos os gostos podendo usar qualquer cenário que o usuário tenha o interesse de jogar.
GURPS foi criado por Steve Jackson e publicado em 1986 pela sua própria editora, a Steve Jackson Games e chegando ao brasil pela editora Devir em 1991. GURPS teve quatro edições, sendo o terceiro o mais conhecido devido a sua gama de livros, possuindo cerca de duzentos e quarenta títulos de assuntos mais variados somando um total de quatrocentos títulos para todas as edições.
Em 1988 GURPS ganhou o prêmio de melhores regras para RPG pela Origins Awards e ganhou seu lugar no Salão da fama da Origins Awards em 2000.
Clique na Lista para ver alguns títulos:
1º Edição
A primeira edição foi publicada em 1986 e era vendida todo o conteúdo dentro de uma caixa (Igual a primeira edição de Dugeons e Dragons). Dentro da caixa possuía dois livretos de regras, duas aventuras prontas (Uma para jogar sozinha e outra para jogar em grupo), um livreto com a tabelas e a ficha, “personagens de papelão”, um mapa para usar para combate e alguns dados de seis lados.
2º Edição
A segunda edição foi lançada em 1987 era nada mais que uma revisão da primeira edição e com uma melhor qualidade.
3º Edição
Em 1988 foi lançada a terceira edição de GURPS que ganhou vários prêmios e é por muitos considerada a melhor edição de GURPS. Nesta edição GURPS substituiu a caixa para apenas um único livro com todas as informações sobre o jogo, esse livro ganhou o nome de modulo básico de GURPS. O modulo básico de GURPS havia algumas novas regras e bastante conteúdo para desenvolvimentos de histórias e aumentar a facilidade de criação de conteúdos.
3º Edição Revisada
Em 1994 a terceira edição finalmente recebeu uma revisão, mas não teve muitas alterações, tendo apenas ganhado um apêndice e algumas pericias revisadas e alteradas.
4º Edição
Em 2004 saiu a quarta edição nos EUA com uma nova cara e com diversas alterações, mas bastante sutis. Trouxe mudanças para calcular pontos, alterou algumas regras a respeito de vantagens e deixou o jogo mais dinâmico entre mil outras coisas para trazer mais diversão ao jogo. Outro ponto para o crescimento da nova edição foi o contato com o público para que pudessem criar um conteúdo que todos os fãns gostassem.
Cenários
Uma característica de GURPS que o torna um cenário divertido é conseguir jogar qualquer coisa nele. Diversos cenários já foram feitos para todos os tipos de gostos. Conan, segunda guerra, super-heróis, medieval, cyberpunk, bandeirantes (primeiro cenário brasileiro), vampiros, star wars entre outras centenas de cenários.
Conclusão: Gurps é um ótimo sistema que pessoalmente, eu, o colunista recomendo para todos que gostam de criar diversos tipos de jogos e procuram uma grande variedade de cenários para se jogar.