Enredo:
Imperfeito conta a história de Daniel, no início do livro está em sua adolescência com 15 anos e em um jogo de futebol tem uma experiência que o faz duvidar de certas coisas em referência a ele mesmo.
O tempo passa.
Aos 18 anos comemorando finalmente o fim do ensino médio ele e seus amigos (Andy, Line e Bia) acabam jogando o perigoso jogo de verdade e consequência e Daniel acaba pegando a consequência de beijar Andy. Ele já estava com vários pensamentos o confundindo cada dia mais, só que Daniel mente para si mesmo e para os outros referentes sua sexualidade.
No processo acaba se afastando um pouco de seus amigos e entra em um grande conflito consigo mesmo.
No meio dessa confusão e briga mental surge Bernardo, que tenta ajudar ele a entender melhor o que Dan é e o motivo de não se esconder, de não se envergonhar, mas isso não é tão fácil quanto parece.
Dan continua querendo manter as aparências de hétero e se envolve com uma menina da faculdade, mas não imaginava que isso acabaria sendo bem pior para sua vida dupla.
“É difícil esconder toda a dor que eu sinto, todo o sofrimento de carregar essa coisa chamada homossexualidade. ”
Narrativa:
A narrativa é feita pela visão do personagem, meu tipo de narrativa preferido. Ele passa totalmente o desespero, dúvidas e angústias de Daniel nos deixando com todos esses sentimentos ao mesmo tempo.
Destaque:
O destaque do livro é com toda certeza ter superado minhas expectativas e receio da leitura. Nunca tinha lido um livro LGBT e fiquei com medo do que esperar, se eu realmente saberia interpretar o que o autor queria passar com seu livro, reparei que era um receio muito bobo e o autor soube muito bem passar com sua narrativa simples, mas muito eficaz os sentimentos do personagem. Então meu destaque vai para narrativa.
Minha Opinião:
O livro conseguiu mostrar o que alguns homossexuais passam em relação ao assumir sua sexualidade, eu como hétero imaginava como seria assumir algo que não é aos olhos de alguns “normal”, não é somente você ser algo e seguir o que é, é ter que explicar o que é, bem mais complicado que eu achava.
Apesar de achar o Dan um pouco dramático, entendi o lado do medo dele, principalmente em relação aos pais pois ele escutava algumas coisas que o faziam se esconder mais ainda. Todos os personagens têm a versão boa e má, tornando bem mais real o que lemos.
Ele tem medo do que todos vão pensar e medo de sofrer, ele já presenciou uma agressão simplesmente pelo fato da outra pessoa ser homossexual.
Como já disse na narrativa, o autor soube muito bem passar o drama que o personagem principal passou, teve algumas vezes que juro que quis dar na cara do Dan (não me julguem kkkk), outras queria simplesmente abraçar e fazer um cafuné nele, outros fazer ele deixar de ser idiota e falar direito com o Andy (sou team Andy mesmo!!), o livro me fez ter conflitos de sentimentos junto com o personagem! O que eu particularmente achei incrível, me fez entender melhor algumas coisas e não julgar o medo de algumas pessoas. O fato de meus amigos contarem algumas coisas não é o mesmo que viver e com esse livro eu acabei vivendo.
Aconselho MUITO a leitura, tanto para quem quer entender, tanto para quem se identifica, PARA TODOS. É uma ótima leitura!
E se preparem, o final é bem surpreendente e tive que ir correndo no face do autor perguntar quando sai a continuação, pois o que aconteceu me deixou bem aflita e preciso saber como vai ser o desenrolar disso.
E CONTINUO AFIRMANDO QUE SOU TEAM ANDY, ME PROCESSEM SE NÃO CONCORDAREM KKKKKKKK.
Sinopse Oficial
Daniel sempre soube que era diferente dos outros garotos, mas é somente na festa de despedida do Ensino Médio que ele aceita sua homossexualidade. Agora, prestes a entrar na faculdade, ele terá de lidar com seu verdadeiro eu. O início das aulas traz mudanças inevitáveis e o jovem logo se vê dividido entre dois caminhos. Um lhe garante a possibilidade de ser feliz, o outro o obriga a manter uma parte de si oculta de todos ao seu redor. Dan está cheio de dúvidas e angústias difíceis demais para um garoto de apenas 18 anos enfrentar. Para sair desse cenário triste, ele vai precisar tomar a mais simples e mais marcante decisão de sua vida. “Imperfeito” é um romance pungente e, ao mesmo tempo, sensível. A trama criada por Robson Gabriel é pontuada por dor, prazer e descobertas, e certamente vai emocionar os leitores
Informações Técnicas:
PESO: 0.328 Kg
CÓD. BARRAS: 9788582464106
NÚMERO DA EDIÇÃO 1
IDIOMA: Português
ANO DA EDIÇÃO: 2016
Editora: Astral Cultural
I.S.B.N. 9788582464106
ALTURA: 23.00 cm
LARGURA: 16.00 cm
PROFUNDIDADE: 1.50 cm
NÚMERO DE PÁGINAS: 224
ACABAMENTO: Brochura