Uma história de amor para quem sempre adorou filmes no estilo “O Diário da Princesa” ou algum da Bridget Jones. Para quem sempre sonhou em viajar e mergulhar no desconhecido.
Enredo:
Bianca é uma jovem de 19 anos que acabou de largar a faculdade Pedagogia e não sabe muito bem qual caminho profissional seguir ainda. Em casa, o clima não anda muito legal, porque seus pais possivelmente irão se separar e seus irmãos pequenos estão mais chatos do que nunca.
Miguel, seu namorado, vai abrir uma empresa para o pai na Itália e convida Bianca a passar um tempo de seis meses em Roma. Mesmo um tanto hesitante ela topa, pois enxerga uma ótima oportunidade de escapar da realidade que vive e além disso, acredita que se sentirá útil ajudando Miguel nos negócios.
Mas o que parecia ser um sonho acaba sendo uma incerteza, já que seu boy fica cada vez menos em casa, seus empregos temporários acabam durando menos do que o esperado e Bianca ainda tem que lidar com o fato de que o amigo italiano lindo-deus grego-nerd-perfeito Enzo mora com eles, e o fato deles começarem a se aproximar mais mexe com os sentimentos da garota. Como lidar?
Narrativa:
O livro é inteiramente narrado por Bianca e podemos perceber o conflito interno que ela está vivendo. Coitada, é muita pressão de todos os lados! É emprego, família, namorado, amigo do namorado que acabou virando crush, melhor amiga que está no Brasil… Haja, coração!
Destaques:
Simplesmente achei PER-FEI-TO perceber que em cada início de capítulo a autora nos deixava uma sugestão de duas músicas para ouvirmos enquanto estivermos lendo. Incrível, porque deu uma trilha sonora para o livro e às vezes eu me esquecia que tava lendo: parecia um filme! Vale lembrar também que as letras das músicas sempre tinham algo relacionado com aquela parte da história então se encontrar no início do capítulo alguma música romântica, prepare seu coraçãozinho, porque alguma coisa VAI ACONTECER! Hehehehehehe
Em segundo lugar, adorei a descrição que a autora deu dos locais que Bianca ia turistar com Miguel e Enzo. Fiquei me imaginando tirando várias fotos com eles no Coliseu, fazendo pedidos para a Fontana di Trevi, comendo pasta em algum restaurante com os personagens. Ai, ai… Que vontade de visitar Roma!
Obs: Criei até uma lista no Spotify com as músicas do livro. Fico viajandooooo!
Tem que ler assim, pessoal. Com os fones de ouvido para que as músicas acompanhem a história. =D
Minha opinião:
Como eu havia dito no início desta resenha, essa é uma obra para quem gosta de ler algo romântico, histórias com triângulo amoroso com caras fofos que te fazem suspirar. O livro é bem tendencioso o tempo todo, então não temos nenhuma surpresa de como que será o desfecho da história. Não estou dizendo que a autora foi previsível, mas é possível perceber que a personagem andava infeliz com algumas coisas já tinham um tempo, e que qualquer agente externo seria apenas um estopim para que ela finalmente pudesse sair do casulo e se libertar.
Bianca foi uma personagem bem equilibrada e madura para sua idade e mesmo quando ela queria ser impulsiva, ela se segurava ao máximo para não fazer nenhuma besteira. Achei que ela deveria ter dado a cara mais à tapa desde o início, porque seu namorado Miguel (que por sinal é um gato, lindo, poderoso e jovem empresário) foi um babaca com ela desde o momento em que chegaram em Roma. Quando ela finalmente acha que eles vão começar a trabalhar juntos, Miguel começa a jogá-la para escanteio, diz que vai dormir fora, nunca podem jantar juntos… (Grrrr! Miguel dá nos nervos desde o início! Eu já tinha mandado esse cara pastar há muito tempo.)
Enfim, tudo isso dá abertura total para o melhor amigo do namorado, o tímido Enzo (lindo-deus grego-nerd-perfeito) que morou no Brasil na infância e que agora hospeda o casal na Itália. Enzo é o oposto de Miguel, assim há quilômetros de distância! Ele se preocupa, gosta de conversar, é reservado e até foi bacana com a amiga Mari, a amiga sem noção da Bianca. Ô menina ciumenta e chatinha, viu? kkkkkkkkkk
No geral, o livro é bem interessante e apesar do foco ser o triângulo amoroso, os coadjuvantes também tem seu grau de importância, como a amiga francesa Catherine, que Bi conheceu no curso de italiano; Luciano, amigo de Enzo e até o Padre Domenico, o grande conselheiro que a jovem ganhou e que a ajudou a se segurar e pensar duas vezes antes de agir.
Sinopse oficial:
As Letras do Amor é um livro descontraído que aborda as complicações do amor quando se passa a amar duas pessoas ao mesmo tempo, e essas duas pessoas compartilham entre si um vínculo de amizade e confiança. Quando o amor e o desejo quebram esses vínculos e constroem outros, formando um emaranhado de sentimentos confusos e dolorosos. Fala também sobre a descoberta de si mesma, a respeito daquilo que se procura, e a felicidade de encontrar alguém que pensa e vê a realidade de modo semelhante. É a história de uma jovem em Roma, que cresce, aprende, ama e vive da forma mais intensa.
Ficha Técnica
AUTORA: PAULA OTTONI
NÚMERO DA EDIÇÃO: 1
IDIOMA: Português
ANO DA EDIÇÃO: 2016
EDITORA: Novo Conceito
I.S.B.N. 9788581638430
NÚMERO DE PÁGINAS: 224
ACABAMENTO: Brochura