
Apesar de amar ler histórias de épocas, eu sempre fico puta com o comportamento das mocinhas do passado. Não é brincadeira o que elas tinham de passar pela moral e bons costumes.
Enredo:
Caroline é a dama educada, delicada, preparada para ser uma boa esposa, dona de casa e com um dote muito respeitável, o que faz dela uma mulher perfeita para os cavaleiros solteiros.
E ela acaba chamando atenção do Marquês de Winchilsea. Um dos solteiros mais bem-apanhados da época, e rola também um sentimento de gratidão, já que ele salvou a vida do irmão dela, quando esse estava à beira da morte.
Caroline se sente a mulher mais sortuda do mundo, mas isso cai por terra quando ela pega o marquês e uma outra dama da sociedade transando loucamente em uma festa. Eles não chegam a vê-la, pois ela está chocada demais para fazer qualquer coisa. A única reação que faz é sair do ambiente e pensar o porquê daquilo estar acontecendo.
Depois de muito pensar e até tentar terminar o noivado – em vão, devo avisar, já que naquela época era super normal um homem ter amantes espalhadas – ela tem a brilhante ideia de usar a informação que tem para pedir ajuda para o Dom Juan, o pegador de mocinhas e senhoras assanhadas, Braden Granville, o Lotário de Londres e noivo da mocinha que estava nos braços do seu noivo.
Que rolo doido né? Foi o que eu imaginei, mas Caroline vê nele uma chance de aprender a seduzir seu noivo e assim fazer com que ele desista de traí-la. Nas palavras dela, ela pretende ser esposa e amante de seu marido. Super entendi a motivação da menina.
Narrativa:
O livro é narrado em terceira pessoa, mas o foco é Caroline e pensamentos dela. E é mega engraçado o quanto ela é ingênua e carente em alguns sentidos e isso a autora soube descrever bem. Os momentos de Braden também foram primordiais, dando aquele toque mais bruto a história, mais másculo.
Destaque:
Além da capa que é um show a parte, acredito que o contexto é um destaque em si. Imaginar uma mulher hoje em dia pedir ajuda para seduzir seu pretendente é muito mais fácil do que para uma mulher de época, onde elas não eram respeitadas e consideradas meros objetos. E a autora conseguiu passar todos os conflitos e agonias que algo dessa magnitude poderia causar na época.
O choque de Braden a tal pedido, o nervosismo de Caroline em tentar salvar seu casamento, isso tudo foi passado de forma coerente e crível.
Minha Opinião:
Cada vez que leio um livro de época, sempre me apaixono pela intensidade das coisas, como tudo é aumentado por não haver outras. Por exemplo, um simples toque de mãos pode levar os personagens principais a arfarem e ficarem pensando nisso por dias. Hoje isso é tão comum, não dão o devido valor e livro de época faz isso.
Viajamos no tempo e vemos como as coisas eram difíceis.
Caroline é aquela mocinha perfeita que faz de tudo para ser a melhor no que faz e representa, e viver assim é torturante, ainda mais pelas coisas que ela tem que aguentar. O livro toca bem nesse assunto, além é claro de conter um mistério sobre o ataque de seu irmão, a gratidão que ela sente por seu noivo por salvar a vida dele, a revolta por saber que está sendo traída, o fato da mãe dela dar mais valor a status do que a felicidade da filha, o conhecimento de um mundo novo com o Lotário de Londres, isso tudo faz do livro muito envolvente.
É uma obra leve, com cenas engraçadas de descobrimento, reações ao primeiro toque. A autora soube levar o livro para um lado mais sensual, mas em nenhum momento pareceu malicioso, vulgar. Tudo foi contado de forma mais bonita possível, e sempre deixava aquele gostinho de quero mais.
Há reviravoltas, intrigas, situações embaraçosas, revoltantes e muito love. Amei, amei, amei.
Para quem curte literatura de época, super indico. Diversão garantida.
Sinopse oficial:
Aprendendo a Seduzir
O que qualquer mulher faria se flagrasse o noivo aos beijos com outra mulher? Cancelaria o casamento e nunca mais colocaria os olhos no desalmado traidor. Certo? Não lady Caroline Linford.
Apaixonada pelo belo e galante marquês de Winchilsea, ela não se dá por vencida e resolve ir em frente com o casamento. Afinal, lady Linford ama seu prometido.
Com o intuito de se tornar o único objeto do desejo de seu noivo, ela convoca o renomado Braden Granville, mestre na arte da sedução, para, com ele, aprender a ser a melhor amante que Winchilsea pode vir a ter.
Porém, a aluna se torna tão aplicada que arrancará mais que elogios de seu professor…
Informações Técnicas
Autor(a) Patricia Cabot
Título Aprendendo a Seduzir
ISBN 9788542206777
Páginas 368
Edição 2ª
Tipo de capa Brochura
Formato Livro
Editora Planeta
Ano 2016
Assunto Literatura Estrangeira – Romances
Idioma Português
Código de Barras 9788542206777