Os animes da temporada de Janeiro 2016 já começaram a estrear! E logo no primeiro anime que vi me deparei com uma surpresa maravilhosa!
Na semana passada, eu fiz uma matéria falando sobre “5 animes da temporada Inverno 2016 que merecem sua atenção!” e citei que estava curiosa sobre a adaptação de Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu. E exatamente por essa curiosidade, fiz questão de assistir assim que tive oportunidade.
Sinopse: A primeira história gira em torno de um prisioneiro que é libertado por bom comportamento durante a era Showa (1960 a início de 1970). Ele é chamado de Yotarou pelos outros, um termo que significa “anti-herói” ou “homem estúpido”. Quando retorna para a sociedade, ele começa uma nova vida em rakugo (contar histórias em quadrinhos). Emocionado pelo papel de Yakumo como Ceifador, ele pede ao mestre para tomá-lo como aprendiz.
Confesso que não pretendia falar de Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu tão rápido assim, mas o primeiro episódio superou minhas expectativas e eu já estou amando esse anime. (E EU QUERO QUE O MUNDO O CONHEÇA! XD)
A história tem como temática principal o rakugo, que é uma espécie de monólogo humorístico, originário do século XVII. Nele, o humorista (rakugoka) se apresenta sozinho, sentado sob um tatame, munido apenas por um leque de papel. As histórias envolvem geralmente diálogos entre dois ou mais personagens, sendo que a alternância das falas é percebida pelo espectador apenas em função do tom de voz do ator, ou de um leve movimento com a cabeça.
Eu nunca tinha ouvido falar sobre o rakugo, mais achei muito interessante a forma como ele acontece. No primeiro episódio do anime é possível ver como ele acontece e eu achei muito interessante e inclusive dei boas risadas com as histórias. Outro fato que achei interessante, foi que o leque se torna várias coisas durante a apresentação. Ele serve para simbolizar um objeto ou para ajudar a fazer alguns “efeitos sonoros” como batidas na porta, por exemplo.
A história também é bem intrigante, densa e madura.
O anime começa com a libertação de homem conhecido como Yotarou. Após sair da prisão, ele vai diretamente ao encontro de Yakumo para implorar que ele o aceite como aprendiz. Yotarou conheceu Yakumo na prisão enquanto fazia uma apresentação para os presidiários e que ficou encantado com a encenação de “Shinigami”. Bem, por um motivo – que será explicado mais pra frente com certeza -, Yakumo aceita ser mestre de Yotarou e o leva para sua casa.
Outra personagem que aparece é a jovem Konatsu. Ela mora na casa de Yakumo desde que seu pai, Yuurakutei Sukeroku, faleceu. Ela é apaixonada pelo rakugo de seu pai e treina em segredo para ser rakugoka como ele.
Por trás da morte de Yuurakutei Sukeroku parece haver um grande mistério. O primeiro episódio não explica detalhes do ocorrido, mas dá pra ver que é uma treta maligna envolvendo o Yakumo. Vamos ver no que isso vai dar! XD
Com animação e traço muito bonitos e uma trilha sonora que te leva ao Japão do passado, Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu é com certeza algo diferente do que a gente tem visto e é muito promissor.
O primeiro episódio teve quase 50 minutos mas não sei se esse será o padrão da série. (tomara que sim!) Até agora, a série tem 13 episódios confirmados e conta com dois OVAs que foram exibidos no ano passado.
O anime está sendo exibido pela Crunchyroll em português com transmissão simultânea. Vale a pena dar uma olhadinha!