Já vou começar o post pedindo desculpas a vocês pela imensa quantidade de fotos, mas eu garanto que todas elas são relevantes e que pesquisei com muito carinho pra vocês, sabem como é, não dá pra falar de moda sem referências não é mesmo? (:
Olá pessoas, depois de um bom tempo com problemas com a internet finalmente consegui voltar a escrever, e essa semana vim falar com vocês sobre um assunto que me interessa bastante, a moda nos dramas coreanos. Com certeza você já estava assistindo um dorama alguma vez e pensou “Como eu queria ter aquela saia” ou “Bem que o uniforme da minha escola poderia ser assim” não é? Comigo pelo menos isso acontece de vez em sempre, e juro que se eu tivesse uma maquina de costura teria tentado fazer muitas roupas que as minhas personagens favoritas usaram, seja para fazer um cosplay ou pra sair na rua mesmo, então aqui eu vou falar um pouquinho pra vocês sobre moda e dar alguns exemplos de roupas que eu considero muito bonitas (na minha humilde opinião). Vale lembrar que a moda é algo sempre muito inconstante, e varia de pessoa para pessoa, de estação para estação e especialmente de país para país (então não adianta a gente procurar roupas que nossas protagonistas estão usando agora na Coréia porque infelizmente a moda no Brasil é outra, então se a gente quiser essas roupas ou a gente manda trazer de lá ou manda fazer), até porque, o clima aqui é completamente oposto ao clima da Coréia, então não da pra encontrar as mesmas roupas e os mesmos tecidos, não procurem porque não vai funcionar. Outro ponto importante antes que as pessoas venham querer me chingar, EU NÃO SOU FORMADA EM MODA ta gente? Fiz algumas matérias de moda na faculdade e entendo o básico, mas tudo que eu vou falar aqui é a minha opinião formada a partir de um conhecimento bem pequeno e influenciada também por meus gostos pessoais, então vamos lá (:
Segundo a Wikipedia, essa é a definição mais comum de moda:
“Moda é a tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia.”
Um pouco do que eu falei ali em cima sobre ela ser influenciada por vários fatores né? E vamos considerar também que a Coréia é um país de temperatura predominantemente fria (não o frio de 20° do Rio de Janeiro, o frio de -10° mesmo) e que as roupas das personagens não são definidas apenas pela moda vigente na Coréia no período do dorama, elas são definidas pela caracterização do personagem que é criada por uma equipe técnica especializada nisso (assim como com os cantores de Kpop), e leva em conta principalmente o desenvolvimento do personagem, sua personalidade e condição econômica (não vamos colocar uma personagem extremamente pobre vestindo uma roupa de uma marca caríssima sem justificativa né gente?).
Hoje vou falar apenas sobre as personagens do dorama Age of Youth, que por serem 5 adolescentes/adultas com personalidades completamente opostas, tem uma caracterização bem única para cada uma delas, confesso que comecei o post querendo escrever sobre todos os doramas de uma vez, mas deu coisa demais então preciso dividir pra vocês não ficarem entediados haha
Vou começar com a Jung Ye-Eun (interpretada pela Han Seung-Yeon) e com a Kang Yi-Na (interpretada pela Ryu Hwa-Young)
Ambas personagens tem um estilo de moda que segue tendências, elas são aquelas que estão sempre conectadas e vestindo roupas novas e caras, mas ainda sim possuem estilos bem diferentes. Enquanto a Ye-Eun é uma patricinha, e se veste para se sentir bonita, para ser vista como uma pessoa que se cuida e para agradar ao namorado e às amigas, a Yi-Na se veste para impressionar. A vida dela é focada na aparência, e é isso que garante seu dinheiro, ela precisa chamar atenção e ser vista como um símbolo sexual, então, mesmo que o dinheiro não seja problema para nenhuma das duas personagens, a imagem que elas passam precisa ser diferente. Também nesse sentido, durante todo o dorama podemos perceber que, enquanto todo o estilo da Ye-Eun é em tons pastéis, com roupas mais fofas e comportadas, o da Yi-Na é beeeem mais ousado, e ela ainda investe muito no vermelho e no preto, afinal “Se não fosse pra causar eu nem saia de casa não é mesmo?”, vamos ver algumas fotos pra confirmar?
Kang Yi-Na (The sex symbol)
Jung Ye-Eun (girlie style)
Ao contrário delas duas, tanto a Yoo Eun-Jae (Park Hye-Soo) quando a Yoon Jin-Myung ♥ (Han Ye-Ri) tem um estilo bem largado e muito menos feminino, mas que também difere bastante entre as duas. A Eun-Jae se veste até relativamente bem, e entre elas é a que mais se encaixa em uma estudante universitária comum, o vestuario dela é composto basicamente por blusas simples, calças jeans e shorts e em nenhuma parte do dorama difere muito disso, já a Jin Myung, por ter que se dividir entre vários trabalhos de meio período e se dedicar à faculdade se veste quase como um garoto digamos assim, ela usa calças largas, camisetas grandes com tênis e normalmente uma blusa xadrez por cima, ela não se importa em se sentir bem ou impressionar alguém, o importante é estar confortável para aguentar a rotina pesada do dia a dia, ai vão mais alguns exemplos pra vocês…
Yoo Eun-Jae (A típica estudante universitária)
Yoon Jin-Myung (o maior lobo solitário que você respeita)
(Houve um dia em que eu imaginava/queria ser especial…)
A Song Ji-Won (Park Eun-Bin) é a que mais difere entre todas as outras, como uma típica estudante de humanas, ela se veste como bem quiser sem se importar com o que os outros vão pensar, suas roupas são largas e repletas de diferentes estampas e babados e formam um visual fofo mas nada convencional. Confesso que achava as combinações dela meio estranha as vezes, mas gente, eu que estudo humanas preciso dizer que na minha faculdade ela iria até pra desfile de moda vestida assim kkkk
Song Ji-Won (a louca das humanidades)
Então gente, por hoje é isso, de novo peço desculpas pela quantidade de fotos, obrigado por terem lido até aqui, deixo de brinde pra vocês uma foto linda das meninas tirada para uma edição da revista coreana “Ceci“, afinal de contas, o que é bonito precisa ser mostrado não é mesmo? Beijos pra vocês e até a próxima semana <3