Livro-jogo é uma aventura de RPG solo que se joga escolhendo ações pré-definidas em um livro e a partir de suas escolhas uma história vai sendo contada.
Criado entre 1960 e 1970 por Ivan Livingstone e Steve Jackson as Aventuras Fantásticas só tiveram realmente sucesso em 1982 com o livro:”O Feiticeiro da Montanha de Fogo”, o estilo de jogo começou a se popularizar por todos os cantos, chegando ao Brasil no mesmo pela Puffin Books e logo depois os direitos foram comprados pela Wizard Books em 2002.
A história de O Feiticeiro da Montanha de Fogo se passa no continente de Allansia em um mundo fictício chamado Titan. Nesta história, você leitor, será um aventureiro que irá percorrer toda a montanha em busca de um grande tesouro do mago Zagor que dizem estar trancado em um baú com duas trancas.
O feiticeiro da montanha de fogo tiveram duas continuações: O retorno a montanha de fogo e a Lenda de Zagor que traria uma nova jogabilidade, agora tendo a opção de escolher entre quatro personagens.
Como funciona?
Livro-Jogo funciona de forma muito fácil e pratica com regras simples e básicas tendo uma base geral de como montar uma ficha de RPG.
Você irá escolher a sua Classe, se terá magia ou não, ver o seu equipamento, caso seja um mago, ver as suas magias, ver o sistema de combate e pronto. Tudo o que um aventureiro básico precisa!
O livro irá começar com uma introdução a história e lhe dará algumas opções, Ex:Você está de viagem em seu cavalo para a cidade de Traron, com espada embainhada e armadura brilhando você está pronto para iniciar a sua vida como aventureiro. Durante a sua viagem você percebe que pelo seu caminho a uma floresta, essa floresta é conhecida por ter muitos Goblins saqueadores e Trolls, você tem a opção de dar a volta, mas irá levar um dia a mais para chegar a seu objetivo.
O que deseja fazer?
- Dar a volta?
- Passar pela floresta?
Para cada escolha que você faz o livro vai lhe mandar para uma página diferentes especifica, criando uma “Linha embolada” pelo livro.
- Se escolheu dar a volta, vá para a página 18
- Se escolheu passar pela floresta, vá para a página 173
Também existe mais de um tipo de livro-jogo, variando o “Sistema” usado dentro do livro para realizar as suas ações.
Entre elas são:
- Aventuras em Dobro: Sistema com história intercalada que usa diversos livros para desenvolver toda a história. Esse tipo de estilo é bastante divertido, porém as vezes é cansativo com o tanto de conteúdo que você verá.
- Sem uso de dados: Quando jogamos RPG costumamos usar os dados para acrescentar algumas coisas, como jogadas de Ataque, Defesa, Dano entre outras coisas, mas para esse estilo de livro não será necessário os dados, pois o livro já tem tudo pronto.
- Utilizando dois dados de seis faces e uma ficha de personagem: Dentre todos esse é o mais comum, o jogador terá dois dados para resolver diversas ações como, atacar, defender, negociar entre outras coisas
.
Benefícios
- Pode se jogar sozinho
- Ótima leitura interativa
- Jogue quantas vezes quiser sem preocupar com outros players.
Desvantagens
- Jogar sozinho nem sempre é divertido
- Se não tiver muitos livros, se torna repetitivo
Conclusão: Eu amo jogar Livro-jogo, é um ótimo RPG para se jogar sozinho. Existe vários livros-jogos no Brasil totalmente em português e com diversos tipos de aventuras e situações, realmente uma ótima diversão para o final da noite para relaxar.