
Se você é fã de anime, já deve ter se deparado com alguns nomes como shoujo, shonen, ecchi… Mas vocês sabe o que cada um deles significa?
Trata-se de gêneros de anime, que servem basicamente para separar por categorias os temas e público alvo dos animes/mangás. E eles se tornam muito mais fáceis de entender quando você conhece o significado das palavras em japonês.
Quando você conhece os gêneros de animes, se torna muito mais fácil encontrar animes que você goste e se identifique. Para isso, irei criar uma lista com todos os gêneros de anime que consegui encontrar (pois são muitos) para que você conheça cada um e fique por dentro dessa “nomenclatura”.
Ah, lembrando que um anime pode ter mais que um gênero. Então é meio confuso mesmo. x)
Fique tranquilo se não conseguir decorar todos de primeira, sempre que você quiser pode voltar aqui pra consultar. 😉
Sendo assim, vamos a lista.
Shonen
O mais comum e mais conhecido de todos. Em japonês seria algo como “pessoa jovem”, ou “jovem garoto”, sendo assim ele é direcionado para o público jovem masculino. Apesar de ser uma categoria aceita por uma grande faixa etária, seu público principal está na faixa de 12 a 14 anos (me senti velhona agora XD).
Bom, não tem muito o que dizer sobre o shonen, tendo em vista que a maioria dos grandes sucessos do Japão sejam desse gênero. São histórias de aventura e que geralmente tem muita ação, plots humorísticos e personagens principais do sexo masculino. Em sua maioria, o gênero fala sobre desafios para superar suas habilidades, sacrifício, honra, amigos, família… cês sabem do que eu tô falando né? XD
Exemplos: One Piece, Naruto, Dragon Ball, Nanatsu no Taizai, Yu Yu Hakusho.
Shoujo
Em japonês significa literalmente “jovem garota”. Um gênero voltado para garotas entre 12 e 18 anos em média. A temática pode ser variada, mas o foco principal e sempre nos relacionamentos românticos e emoções humanas. Aquele que mexe com o seu coração. HAHA ♥
Exemplos: Ao Haru Ride, Ouran High School Host Club, Fruits Basket, Lovely Complex, Akagami no Shirayuki-hime.
Mecha
Os mechas (a pronúncia é meka) são robos gigantes, geralmente humanóides, controlados por um piloto. O nome é uma abreviação da palavra inglesa mechanical, que significa mecânico. Geralmente são máquinas de guerra e batalham com outros mechas ou monstros gigantes. É um gênero direcionado a adolescentes e adultos do sexo masculino.
Este gênero faz bastante sucesso no Japão, tanto em animes/mangás quanto em tokusatsus. A franquia do tema mais famosa é a Gundam criada em 1979. Ela é considerada o ponto crucial do gênero e conta com séries animadas, filmes, jogos e uma série de brinquedos colecionáveis renovada anualmente. A parada é a sério mesmo! o_o
Exemplos: Tengen Toppa Gurren Laggann, Neon Genesis Evangelion, Code Geass, Eureka Seven, Mobile Suit Gundam.
Maho Shoujo (Magic Girl)
O diferencial desse gênero são meninas que usam mágica. Um gênero mais fofo e romântico com meninas que podem usar magia (e que geralmente precisam de 5 minutos para trocar de roupa magicamente XD). Também é um gênero bem famoso entre as colegiais japonesas (que aliás, inspiram a maioria das roupas). O anime dos anos 90 Sailor Moon é um dos mais famosos do gênero.
Exemplos: Sailor Moon, Cardcaptor Sakura , Puella Magi Madoka Magica.
Seinen
Para os mais ~adultos~ existe o seinen.
O seinen (homem jovem em japonês) é o gênero voltado para o público masculino entre os 18 a 40 anos. Os temas são os mais diversos e o diferencial está exatamente na maturidade. Problemas típicos da faixa etária, além de cenas de violência e sexo, que é restrito nos gêneros juvenis.
Exemplos: Gantz, Akira, Berserk, Battle Royale, JoJo’s Bizarre Adventure, One Punch-Man.
Josei
O mesmo que o seinen, só que para mulheres. Ele é um amadurecimento do shoujo, voltado para mulheres maduras. Diferente do shoujo, mostra romances mais realistas e não tão idealizados. Uma subcategoria no josei que vem crescendo nos últimos anos são os que abordam temas de homossexualidade, sendo o yaoi o masculino e yuri o feminino.
Exemplos: Paradise Kiss, Honey and Clover, Gokusen.
Gore
Pra quem gosta de sanguinolência esse é o gênero! O gore, também conhecido como splatter, se caracteriza por ser extremamente violento. A maioria são histórias de terror/horror e é indicado para maiores de 18 anos. Não se engane por um rostinho bonito nesses animes, ele pode te matar. o_o
Exemplos: Elfen Lied, Hellsing, Gantz, Another, High School of the Dead.
Cruzes! kkkkkk 😮
E ai? Qual desses gêneros você gosta mais? Faltou algum gênero na lista? Deixe ai nos comentários. 😉
Na semana que vem, a segunda parte dessa lista. Fiquem ligados!
Que pena que só usou exemplos bem bosta.
Oi, Carlos. Bom, como alguns temas eu não gosto muito eu procurei na internet então não sei responder por eles. Mas sinta-se a vontade para citar outros exemplos. 🙂