
Annyeonghaseyo!
Na matéria que você irá ler a seguir, é aconselhável que suas emoções estejam bem controladas, pois dessa vez não será uma matéria sobre debut ou comeback, e sim de um dos maiores medos dos kpoppers, o disband.
E esse disband, não é como qualquer outro, e sim de um dos maiores grupos femininos que marcaram a história do k-pop, KARA. As meninas fizeram uma legião de fãs, receberam prêmios e conquistaram tanto a Coreia como o Japão.
Vamos ver a trajetória de sucesso e seus grandes singles. Se prepare pra dançar e talvez até chorar.
KARA
(2007-2016)
Formado pela DSP Media, teve seu debut realizado no dia 29 de Março de 2007 como um quarteto, com as integrantes Gyuri, Seungyeon, Sunghee e Nicole. O álbum de estreia “The First Bloooooming“, foi divulgado através do single “Break It“, seguido por “If U Wanna” e “Secret World“.
Apesar do fracasso de estreia, em Agosto do mesmo ano, o grupo lançou o documentário “KARA Self-Camera“, apresentando as integrantes e suas habilidades, além de suas relações interpessoais.
Em 2008, Sunghee deixou o grupo, e assim Hara e Jiyoung entraram, fazendo do KARA um quinteto. Seu comeback foi realizado no dia 24 de Julho, com o 1º mini-álbum, “Rock U“, mesmo nome da faixa-título. Ainda em 2008, no dia 4 de Dezembro, o 2º mini-álbum “Pretty Girl” foi lançado, seguindo pelo MV de mesmo nome.
Em 2009, o grupo conseguiu atingir o topo das paradas musicais através do single “Honey“, lançado no dia 16 de Fevereiro. Foi o pontapé inicial para a onda que KARA viria a se tornar. Já em Julho, novo sucesso nas paradas musicais, também atingindo o topo, o single “Wanna“, lançado no dia 28, fazia parte do 2º álbum, “Revolution“. Também fazendo parte do álbum, a canção “Mr” se tornou popular mundialmente, fazendo o sucesso do KARA atingir patamares incrivelmente altos, em termos de comparação, em Outubro daquele ano, as meninas tinham mais atividades promocionais, do que nos seus dois anos anteriores.
O ano de 2010, foi de consagração e abertura de novos caminhos para as meninas do KARA. Em Fevereiro, no dia 17, seu 3º mini-álbum foi lançado, e sua faixa-título “Lupin“, ganhou vários prêmios, assim como seus últimos lançamentos haviam ganho. KARA estava se tornando muito mais do que uma referência, estava indo competir com as Girl’s Generation.
Tamanho sucesso levou as meninas ao Japão, onde conseguiram resultados de vendas incríveis. Encontros de fãs com mais de 8.000 pessoas, além de uma base de fã clube oficial com mais de 3.000 fãs; lançou o single “Mr“, até então o seu maior sucesso, em versão japonesa, resultando em ótimas vendas e downloads digitais. Devido a isso um álbum de compilações foi lançado “KARA: Best 2007-2010“, um álbum totalmente em coreano, lançado no Japão, e premiado com disco de platina. O sucesso do KARA chegava com força na terra do sol nascente.
Após o estouro inicial no Japão, o novo single “Jumping“, mesmo nome do seu 4º mini-álbum coreano, foi lançado simultaneamente em versão coreana e japonesa, continuando recebendo prêmios nos programas musicais da Coreia, e fazendo ótimos números nos charts japoneses.
Assim sendo, as meninas lançaram seu álbum japonês “Girl’s Talk“, contendo algumas canções do seu 4º mini-álbum em versão japonesa, e outras canções originais, diretamente em japonês. Com grande fama no Japão, ganharam o prêmio de “Melhor Artista Novato“, no site Recochoku e na Oricon.
Já em 2011, o grupo fez seu comeback japonês com o single “Jet Coaster Love“, em Março, alcançado a 1ª posição na Oricon. E não pararam por aí, logo no dia 22 de Junho, após mais de uma mês de divulgação e teasers, o 4º single japonês foi lançado, “Go! Go! Summer“, conseguindo boas posições e vendas.
O primeiro semestre de 2011 foi totalmente dedicado a divulgação e promoção japonesa, deixando o mercado coreano de lado por pouco mais de 8 meses. Seu comeback, veio com o seu 3º Álbum, “Step“, mesmo nome da faixa-título, ganhando vários prêmios, e até hoje a música mais conhecida do grupo. Step, foi a consagração das meninas, sua música referência.
Após seu retorno de promoções e divulgação na Coreia, KARA, voltou a lançar um single japonês, “Winter Magic“, seguido por seu 2º álbum japonês, “Super Girl“, alcançando a 1º posição de Álbuns na Oricon. Tamanho sucesso e vendas, fez com que o grupo fosse premiado como o “Grupo Feminino Estrangeiro mais Vendido“, superando as meninas das Girls’ Generation, que tinham lançado seu primeiro álbum japonês no mesmo ano.
Esse estabelecimento e popularidade no Japão e na Coreia, fez o grupo começar a sua grande turnê, intitulada “KARASIA“. Iniciada na Coreia, com passagens pelo Japão e Tailândia, por exemplo. Cada show levava mais de 150.000 fãs, e apresentavam músicas de seus álbuns anteriores, além de versões solo de cada integrante, que depois foi lançado no álbum “KARA Solo Collection“, em verão coreana e japonesa.
Com o sucesso de sua turnê, o comeback coreano foi marcado pelo lançamento do 5º mini-álbum “Pandora“, lançado no dia 22 de Agosto de 2012, com um conceito mais maduro e feminino, inspirado na mitologia grega, as meninas faturam mais prêmios nos charts, com o single “Pandora“, mesmo nome do álbum. Devido ao sucesso de Pandora, o novo single japonês foi divulgado, “Electric Boy“, pertencendo ao 3º álbum japonês do grupo, “Girls Forever” lançado no dia 14 de Novembro. Electric Boy, conseguiu a 1ª posição de singles da Oricon.
Logo no início de 2013, KARA atingiu mais uma marca surpreendente, foi o primeiro girl grupo coreano a ter um concerto no Tokyo Dome, no Japão. Seus ingressos se esgotaram em 5 minutos, e mais de 45.000 fãs assistiram as meninas se apresentarem com 25 canções, incluindo singles de sucesso, músicas dentro de seus álbuns e suas canções solo. Foi o maior marco do grupo nas terras nipônicas em toda a sua história.
Em 27 de Março, suas promoções para o lançamento do 4º álbum japonês começaram, o single “Bye Bye Happy Days!“, mais uma vez levou o grupo ao topo da Oricon. Mais tarde, em 24 de Julho, o single “Thank You Summer Love“, foi o primeiro single japonês das meninas a atingir a 1ª posição na Billboard Hot 100 Japan. Já em Agosto, no dia 20, a canção “Secret Love“, tema do web-drama Runaway, foi lançada, com a ausência das integrantes Nicole e Jiyoung, que estavam com a agenda lotada. A canção também faria parte do 4º álbum japonês, lançado na semana seguinte. “Fantastic Girls“, chegou no dia 28, com edição especial CD+DVD.
Voltando para as promoções e lançamentos coreanos, as meninas começaram suas divulgações para o lançamento do 4º álbum coreano, “Full Bloom“,com sua faixa-título “Damaged Lady“, lançada no dia 1º de Setembro, e vencendo no programa Show Champion, a única vitória do novo single das meninas. Também foi o último lançamento do grupo como um quinteto, pois devido as agendas e compromissos de Nicole e Jiyoung, elas acabaram deixando o grupo em Janeiro de 2014.
Porém ainda em 2013, mais precisamente em Outubro, sua segunda turnê KARASIA 2013, foi iniciada no Japão, e encerrada no dia 24 de Novembro, onde o grupo teve seu último concerto como quinteto. Mas durante o mês de Outubro, as meninas receberam o prêmio de “Melhor Grupo Feminino da Indústria de Entretenimento Coreana“, superando grupos como f(x), Sistar, 2NE1 e Girls’ Generation.
Com a saída de Nicole e Jiyoung, o grupo se reorganizou para atuar como um trio. Até que em Maio, a DSP Media lançou um reality show chamado Kara Project, que tinham sete trainees que competiam para se tornaram membros do KARA. Até que finalmente em 1º de Julho, Heo Youngji foi a vencedora pela votação popular.
A última participação de Nicole e Jiyoung como membros do KARA, foi no dorama do grupo, Secret Love, lançado em 13 de Junho de 2014, e que ficou no ar por seis semanas seguidas. O drama girava em torno de histórias de amor de cada uma das membros.
A nova formação do grupo, voltando a ser um quarteto, fez sua estreía com o 7º mini-álbum “Day & Night“, lançado no dia 18 de Agosto, junto com o single “Mamma Mia“, que também foi lançado na versão japonesa, junto com a sua terceira turnê.
Em 15 de Março de 2015 mais um single japonês foi lançado, dessa vez um triplo single lado A, “Summer-gic/Sunshine Miracle/Sunny Days“, ficou no topo da Oricon, assim como seus anteriores. Já no mês de Maio, no dia 16, mais um comeback coreano, dessa vez com o 8º mini-álbum “In Love“, com o single “Cupid“. Assim retomando sua turnê japonesa, a quarta edição do KARASIA.
O sucesso do KARA era inegável, elas só perdiam para as meninas das Girls Generation, que se estabeleceram como o grupo da nação, fora isso, nenhum outro girl group era maior que KARA. Entretanto, devido a enorme quantidade de novos grupos que debutaram, e as suas promoções no Japão, as meninas perderam um pouco de espaço dentro do mercado coreano, logo em seguida com a saturação de k-pop no mercado japonês, KARA ficou levemente perdido dentro da indústria.
Com isso no dia 15 de Janeiro de 2016, a DSP Media anunciou que com o fim do contrato das integrantes, Gyuri, Seugyeon e Hara, não havia interesse de renovação por parte delas, e que somente Youngji permaneceria com o contrato ativo, assim sendo, foi anunciado o disband oficial do KARA.
Uma notícia que pegou a todos de surpresa, um verdadeiro choque para o mercado musical, para os fãs de k-pop, e principalmente para a legião de fãs do grupo.
Entretanto em uma recente entrevista, a ex-líder do grupo, Gyuri, revelou que existe a possibilidade de um retorno do grupo no futuro, mesmo com cada uma das integrantes em carreiras e agências diferentes.
Espero que não estejam chorando, pois essa não era a intenção. É sempre bom lembrarmos aqueles grupos que nos agitavam, e que em boa parte das vezes, nos fizeram entrar pra esse mundo do k-pop.
Todo o respeito, admiração e saudade pras meninas do KARA.
Até a próxima!
Fonte:
wikipédia
Poxa essa notícia me deixou na bad… a matéria ficou muito boa, foi bom relembrar! Parabéns Igor.