
RPG é diversão e não uma obrigação.
Este é um tópico muito delicado, pois muitos podem não concordar com as palavras ditas aqui, mas uma coisa que não se pode negar é que o RPG é para todos se divertirem.
Quando uma pessoa busca um grupo de RPG ou um grupo de pessoas decidem jogar RPG eles procuram o mesmo objetivo, se divertir, mas isso se segue até o final?
Uma coisa que causa problemas em muitas campanhas de RPG não são os monstros nem tão pouco são os personagens e sim a presença de todos os players.
Imagine que o grupo foi formado. Cinco jogadores e um mestre vão iniciar uma campanha de RPG medieval, todas as fichas foram devidamente montadas e vocês começaram a jogar, mas naturalmente em algumas seções player podem não aparecer, devido a motivos pessoais…. Como lidar?
Jogar RPG tem o mesmo objetivo que ir ao cinema, praia, balada, festa ou encontro… Se divertir na companhia de seus amigos com algo que você gosta, no caso o RPG, mas e quando você tem algum imprevisto ou até mesmo não está muito a fim de jogar a próxima seção?
A quem prega que a partir do momento em que você inicia uma campanha, você está assumindo uma responsabilidade com o grupo e que cumprir essa responsabilidade é tão importante quanto suas outras obrigações. Em parte, esse argumento está correndo, mas não ele todo.
Ex: Pedro joga de Clérigo e é o único membro efetivo que tem habilidades se suporte para ajudar o grupo em combate, mas nessa seção Pedro não compareceu devido a motivos pessoais. Nesta seção em que Pedro não estava presente imprevistos teriam acontecido no que levou a morte do um outro personagem. A culpa é do Pedro? Tem pessoas que acham que sim.
Quando o grupo de RPG é formado, cada um tem a sua função dentro de um grupo o que faz com que você tenha uma responsabilidade em sua determinada função, mas nunca se esqueça que RPG é apenas um jogo que está ali para a sua diversão.
Pedro de forma alguma é obrigado a jogar RPG, ele joga porque ele quer se divertir então se Pedro deseja faltar algum dia ou simplesmente não está a fim de jogar, ele tem total direito de não jogar, afinal de contas, é o personagem dele.
Pessoas diferentes, modos diferentes de diversão.
Quando se joga com diversas pessoas, certamente você irá encontrar gostos diferentes de diversão e isso pode e vai causar problemas se você não souber lidar com isso.
Digamos que você durante o RPG goste de enigmas e saber de todos os detalhes de um determinado cenário, mas um de seus amigos acha isso muito chato e talvez um atraso para campanha, pois na visão dele a diversão do jogo é vencer inimigos. O que fazer?
Como já dito anteriormente você está jogando RPG para se divertir, mas o seu companheiro também e não é justo que apenas você se divirta. Você gosta de enigmas, outro jogador gosta de combate e outro gosta de grandes diálogos, então respeite o gosto de seu amigo. Não faça com que o que você goste seja a prioridade no jogo, entenda os gostos de seus companheiros e deixe que eles joguem, certamente fará com que o jogo flua da melhor forma.
Não brigue com o mestre por causa de regras.
Assim como todos os humanos, o mestre tem o direito de errar. Ter que ler todos os livros e gravar diversas regras não é fácil e certamente ele vai esquecer algumas, mas não é motivo para discutir caso o mestre esqueça algo.
O Mestre muitas vezes muda diversas coisas do livro de regras para poder adaptar sua história ao jogo de um modo que todos gostem e fique do modo mais fluido possível.
Imagine que o mestre elaborou um combate contra um gigante que é necessário uma equipe de quatro pessoas de nível dez para vencer, mas o grupo é apenas de nível sete, então o mestre fez várias alterações para que o monstro seja compatível com o nível da equipe. Depois que o combate é finalizado e todos os jogadores saem vitoriosos o mestre decide distribuir os pontos de experiência do gigante, mas de forma reduzida devido as mudanças feitas. Você vai reclamar pela experiência reduzida?
Essa cena que acabou de ler pode não parecer real, mas a verdade é que muitas pessoas quando jogam RPG acha que as regras ficam acima de tudo, até mesmo acima da história que o mestre está criando, mas isso NUNCA será verdade. O mestre tem total direito de alterar todas as regras que ele ache que não seja viável para o seu jogo e isto está escrito mesmo no livro.
Vamos olhar pelo outro lado, vamos supor que o mestre altere as regras de um modo que faça o jogo ficar ruim para vocês e pareça que seu mestre veja o jogo mais como um abatedouro de personagens do que uma campanha épica, lembre-se do que foi dito anteriormente.
O jogo de RPG está ali para lhe causar diversão, se caso não esteja se divertindo você tem todo o direito de não querer jogar, mas não faça com que uma experiência de diversão se torne em um momento estressante.
Conclusão: Cometer erros durante o RPG é algo comum, mas persistir nos erros fazem com que o jogo seja ruim para todos, então sempre busque aperfeiçoar seu RPG e tanto seu jogo quanto seu estilo social se tornará melhor.