
Tanto para os mestres veteranos, quanto para os novatos é sempre um problema saber se o seu jogo está sendo bom ou não, se os players estão se sentindo confortáveis ou estão entendendo o jogo, mas acreditamos que com essas dicas que vem a seguir você irá receber ótimos elogios pelo seu jogo.
Explique com calma.
O RPG possui muitas regras, regras as vezes que nem são usáveis, mas elas estão ali para garantir que você entenda tudo. O problema disso é que nem sempre as pessoas conseguem entender todas as regras e cabe a você mestre ensinar o jogador sobre essa regra. Entenda, não é obrigatório que você, mestre do jogo tenha que explicar tudo, mas explicar as coisas faz com que os jogadores entendam melhor as regras e assim tudo ficar mais fluido.
Você é um Narrador, não um Ditador!
Muito do que acontece é o mestre ficar meio doido da cabeça com o poder, afinal, você é quem controla tudo, mas atenção! Não deixe esse “poder” tomar conta da sua mente.
Pense o seguinte, seu jogador, você não vai narrar, então não trate seus jogadores como pessoas inferiores e sim como bons amigos que estão ali para curtir a aventura que você criou.
Não tenha medo ou vergonha de errar.
Uma coisa é fato, todas as pessoas já erraram algo em algum jogo!
Desde uma regra, ou fez uma ação que pode ter matado um player do grupo, a questão é que todo mundo erra, mas não deixe que isso passe despercebido, ou pior, persista no erro. Se errou, admita que errou, você não vai se tornar um mestre inferior por admitir o seu erro, e sim pelo contrário.
Faça os jogadores se sentirem dentro do jogo.
Quem joga RPG, sabe que muitas vezes você sente que aquela cena é muito chata, ou não tem nada a ver com o seu personagem, afinal, o guerreiro muitas vezes não está muito interessado na história do ferreiro Jonas que está preocupado com os carrapatos do seu cachorro Astolfo.
Não esqueça, os personagens tão são “Seres Humanos”.
Criar a história do jogo é o momento em que o mestre mais se diverte, mas tome muito cuidado, nem sempre é tão bom quanto parece.
Acontece muitas vezes pelo decorrer da historia o mestre esquecer muitos pontos, um dele é o emocional o psicológico do jogador e o enredo principal da sua história.
Não irá ficar tudo bem quando aquele companheiro de equipe que está no grupo desde o nível um morrer de forma desastrosa no nível dez, ele é uma pessoa e deve ser levado em conta o emocional. Se você narra uma campanha medieval, não tente surpreender os jogadores com uma nave de Lasers (A menos que consiga fazer sentido com a sua história, então boa sorte) ou vice-versa.
Nunca esqueça que o personagem dos players também tem um sentimento no qual você mestre pode mexer.
Conclusão: Eu, o Colunista, sempre tive problemas para criar a minha história, no início eu sempre tive problemas de fazer com que meus jogadores se interessassem pela história, mas com boas dicas e bastante treino você irá fazer com que o seu jogo seja ótimo.