E finalmente saiu o último dos últimos! Dirigido por Francis Lawrence e distribuído pela Summit Entertainment (Paris Filmes, aqui no Brasil), Jogos Vorazes- A Esperança Parte 2 encerra a franquia do mundo criado pela autora Suzanne Collins. Aqui, você vai conferir toda a sinopse e a minha análise COM SPOILERS dos filmes anteriores, assim como deste também.
SINOPSE
O filme continua exatamente no ponto de onde parou, com a nossa protagonista Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se recuperando da tentativa de estrangulamento de Peeta Melark (Josh Hutcherson). Peeta, ainda se mostra bastante debilitado após ter sofrido inúmeras torturas mentais na Capital, a mando do cruel Presidente Snow, o qual tinha o intuito de parar Katniss e uma possível rebelião que estava prestes a acontecer.
Estando no Distrito 13, Katniss quer pôr em prática o seu plano de derrotar o tirano líder e seus amigos Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Clafin), Peeta e Cressida (Natalie Dormer) são alguns dos que a acompanham na jornada para chegar até a mansão de Snow e pôr um fim no seu reinado de crueldades. Mas, será que essa equipe irá sobreviver neste caminho todo?
ANÁLISE COM SPOILERS
Acho que muita gente não vai gostar do que irei dizer aqui, mas eu como fã da saga senti falta de ALGUMAS coisas.
Para começar, senti muita falta das cenas de ação, aquelas que nos tira o fôlego. Pude contar nos dedos quantas cenas assim estavam presentes no filme, coisa que nos anteriores não dá nem para mensurar. O “Em Chamas” então, nem se fala! Tudo se desenrola enquanto que a ação, a aventura está ali presente em todo o momento. Isso que faz prender a pessoa naquela história.
Teve uma cena no filme que eu realmente fiquei “Really?”. Sempre achei a Katniss incrível, porque ela é uma personagem feminina forte e seu objetivo sempre foi salvar sua família e amigos, mesmo que para isso ela precise se sacrificar. Mas neste filme, há uma cena em que ela está dormindo, e que o Gale e o Peeta ficam “acertando” as coisas para ver quem é o bom-partido para ela e quem que ela ama mais. Cara…. não,né!? A Katniss é muuuuuito mais do que isso para acabar numa conversinha de ping-pong com dois caras que mais dependem dela do que outra coisa. Bitch, please.
Teve cenas que achei um tanto mal explicadas, como aquela em que aparecem os “bestantes” que moram debaixo do esgoto da Capital. Desde o início do filme, em seus surtos, Peeta os menciona e até chega a se comparar a um, mas nada é explicado. Durante a jornada à Capital, um dos integrantes do grupo de Katniss informa que para evitar de serem bombardeados atravessando a cidade, o melhor caminho é ir pelo subterrâneo, o qual ele morre de medo, pois trabalhou lá durante muito tempo. E mesmo assim, fica por isso mesmo. De repente uns bichos horrorosos, parecidos com zumbis modificados começam a perseguir a equipe e finalmente se fala que eles são os bestantes. Mas é só! Não falam se eles são criados pela produção do Snow, se são realmente seres humanos modificados por testes que foram parar alí, nem nada. Deu só uma boa cena de ação, mas explicar que é bom, não explicou.
Algumas mortes foram inesperadas, mas achei até bacana, porque a gente não vive em um mundo cor de rosa. Imagina em Panem, que é um país pós-apocalíptico? Fiquei triste, mas achei fundamental e bem acertado, porque trouxe realismo para a história.
Eu sei que o livro é sempre melhor do que o filme, mas nesse último exemplar a Katniss fica super surtada com tudo o que está acontecendo. Também pudera, né? Ela é só uma adolescente no meio de uma guerra de cachorros grandes, muitos a consideram a salvação, o Tordo que os tirará da tirania de Snow. Já no filme, ela tá sussa até demais. (CARA, TU TÁ NUMA GUERRA!!!!) Adoro a Jennifer, mas faltou ela ter feito uma imersão maior na loucura mental da personagem.
A direção do Francis Lawrence foi demais! Gostei das cenas de ação, foram muito bem-feitas e passa toda aquela tensão, mas ainda achei que poderiam ter mais.
Quanto ao final, até achei OK. Mas, achei que a Katniss fosse se tornar uma pessoa mais traumatizada depois de tudo que ela passou, do que aquilo serelepe e sorridente que vi no cinema. Mas, a cena em si não me incomodou.
Para a saga toda eu dou nota 9, porque é totalmente diferente de todas as histórias com tema adolescentes. A saga traz o amadurecimento da principal, mostra todo o lado político de Panem e a luta pela sobrevivência. Ao filme “A Esperança – Parte 2”, estava pensando em dar nota 6, mas fico com 7,5 porque, apesar das faltas, deu pra dar um fechamento ok na saga.
Confira abaixo o trailer de oficial Jogos Vorazes – A Esperança Parte 2.
https://www.youtube.com/watch?v=iX2reJnbNsA
E aí, você concorda comigo? Já assistiu a Esperança- Parte 2? Deixe sua opinião aqui nos comentártios.
Bjo da Dayse 😉