
Sinopse: A escola ginasial Teiko tinha um invencível clube de basquete, com cinco jogadores geniais que ficaram conhecidos como a “Geração Milagrosa”. Além dos cinco, havia rumores de que um sexto jogador “fantasma” também fazia parte dessa equipe.
Com o início de um novo ano letivo, o clube de basquete do Seirin, colégio fundado há pouco tempo, aproveitou para recrutar mais jogadores, e um calouro chamado Tetsuya Kuroko se inscreveu. Sua capacidade física é muito abaixo da média, mas tal fraqueza lhe rende a habilidade de não impor sua presença para distribuir passes que os oponentes não vêem. Para a surpresa de todos, ele é o sexto jogador de Teiko!
Fonte: Mangá – Kuroko no Basket
Formato: 13,7 x 20 cm
Periodicidade: Mensal
Valor: R$ 11,90 ~ R$ 13,90
Mangaká: Tadatoshi Fujimaki
Volumes: 30
Status: Completo
Editora: Panini
Capa do Primeiro Volume
Opinião: Sou suspeita em falar algo, visto que é o meu mangá de esporte favorito! Lembro que quando a Panini divulgou o lançamento, surtei tanto que quase chorei de emoção. Na época, ainda estava acompanhando o anime e fiquei com ENORME expectativa para saber como seria a história pelo mangá.
Como todos devem saber, sempre tem certa diferença, visto que a maioria das animações cortam/dispensam algumas informações. E apesar de já saber o que aconteceria na maioria dos volumes que estavam por vir, ainda assim me propus a colecionar. O amor pela série é tanto que este foi o primeiro título que decidi ter em forma física, já que sempre li tudo online.
Relançamento desde o Primeiro Volume pela Panini
O lançamento oficial aqui no Brasil foi no Anime Friends 2014, enquanto que no Japão ele já estava em sua reta final – terminando em agosto do mesmo ano. Confesso que as diferenças entre anime e mangá são MUITO poucas, ao ponto de só sendo muito fã ou observador para notar o pouco que a animação deixou de mostrar. É possível perceber o avanço do traço no decorrer dos volumes e mesmo se tratando de um mangá com várias cenas bem movimentadas, o mangaká não peca em transparecer perfeitamente a emoção de cada momento durante os jogos ou no cotidiano dos times.
Além disso, o mangá possui algumas tirinhas extras ao término de cada capítulo nomeadas de NG-SHUU que são como os bastidores das cenas da própria história. Em alguns volumes, o mangaká também responde a perguntas enviadas pelos fãs japoneses com relação aos personagens e traz algumas curiosidades.
Capa do Último Volume na Checklist Oficial
Porém, tudo que é bom dura pouco e após dois anos e meio desde o lançamento, o último volume saiu na checklist do mês de dezembro, encerrando os trinta volumes. Dentro dele, o mangaká deixa uma mensagem muito bonita aos fãs e confessa que Kuroko no Basket foi o primeiro projeto que conseguiu levar do começo ao fim sem desistir pelo caminho.
Uma sequência do mangá também foi escrita por Fujimaki durante dezembro/2014 e março/2016, sendo intitulada como Kuroko no Basket: Extra Game. Esta foi dividida em apenas dois volumes que infelizmente não foi lançado em forma física no Brasil, porém tem traduzido na internet em vários idiomas para quem deseja saber o que aconteceu após o término da história.
Gostou da indicação? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com os amigos!
Bye bye, minna! E até a próxima. ;*