Sabe aquele livro que te surpreende totalmente, mesmo você já conhecendo todos os trejeitos do autor? Bem foi assim que terminei a minha leitura deste primeiro livro de uma possível trilogia que vai dar o que falar.
Mas vamos à resenha:
ENREDO:
O Grande e Poderoso Deus Apolo esteve desaparecido nos últimos seis meses e ficou alheio a tudo que aconteceu, não apenas no acampamento Meio-Sangue, mas em todas as atividades das quais é responsável.
Quando finalmente reaparece, descobrimos que o famoso e idolatrado Deus está na Terra, mas não de uma forma boa. O Deus foi banido, temporariamente (ao menos é o que esperamos) do Olimpo como um castigo divino executado por seu pai Zeus.
Apolo está “preso” no corpo de um adolescente magrelo e cheio de espinhas, fracote e sem poderes. Tudo que Apolo não esperava. Além disso, ele é obrigado a ser serviçal de uma garotinha cheia de manias estranhas e muito fora de seus padrões de beleza, chamada Meg, uma semideusa diferente de tudo que ele já viu, mas que vai definitivamente mudar a perspectiva de Apolo do mundo mortal.
Antes de sua primeira missão na Terra, ele tem que se livrar de alguns valentões que foram enviados para dar um “trato” no garoto (digo, Deus) e ele tem que se virar para não se tornar o mais novo saco de pancadas da vizinhança.
O Grande Ex-Deus tem que descobrir um jeito de voltar a sua poderosa existência e se livrar de seus perseguidores. Sua única chance é conseguir ajuda com um famoso semideus que todos nós conhecemos muito bem Percy Jackson.
Será que o belo Deus vai sobreviver a essa existência mortal? Mas o que Apolo não espera é que tudo isso faz parte de um plano muito maior que pode acabar não apenas com a sua vida mortal, mas com todos os Deuses e mortais existentes, um grande e antigo mal está ressurgindo e tomando conta de tudo. Você vai descobrir que todos os problemas vividos nos livros anteriores tinham uma ligação direta com os problemas atuais de Apolo.
Acompanhe as desventuras desses Deus que terá que aprender a viver como uma pessoa comum e normal.
NARRATIVA:
A escrita de Rick Riordan é excelente e nesse livro o personagem principal fala a todo o momento com o leitor em uma quebra da quarta parede digna do infame anti-herói Dead Pool. Isso deixa o livro muito mais interessante, pois estamos sempre na mente de Apolo e podemos entender melhor como um Deus pensa e o motivo de toda a arrogância que é mostrada aos seus súditos e adoradores.
Percebemos que o jeito dos Deuses se portarem diante dos problemas mortais, não é simplesmente por maldade ou falta de atenção, mas sim por tudo ser tão “pequeno” diante de seu ponto de vista “superior”.
O desespero e a angústia causada pela impotência do ex-Deus diante dos fatos é realmente comovente. Mas por outro lado é muito bom o sentimento causado pela descoberta de coisas simples, como beber uma Coca-Cola, vista pelos olhos inocentes de quem nunca apreciou as coisas simples da vida.
Este livro nos dá em vários momentos lições maravilhosas de como devemos desfrutar melhor do que temos, antes que venhamos perdê-las. E estar na visão de Apolo, nos permite ainda entender que não é tão fácil ou gostoso ser sempre um Deus.
DESTAQUE:
Mais uma vez Rick Riordan, surpreendeu com uma escrita interessante e com uma história maravilhosa, os meus destaques são para dois pontos que julgo muito interessante.
Primeiro: A visão de Apolo sobre a sexualidade sua e de seus filhos. O Deus admite em seus pensamentos e conversas com o Leitor que teve dentre todos os seus amores e fletes, apenas dois amores verdadeiros, sendo eles um Homem e uma Mulher.
Apolo deixa bem claro que o gênero não é algo constante para um Deus e inclusive no acampamento Meio-Sangue conhecemos um de seus filhos aos quais ele é MÃE (sim, você leu certo, ele deu a luz a uma criança). Mas não se espante e leia as outras obras do autor ou um livro de mitologia e verá que isso era bem comum aos Deuses.
O segundo ponto é a conexão direta com os demais livros da Saga dos Olimpianos, aos quais ele dá como um prelúdio de nossa história atual. Isso é ótimo para quem é fã da série, pois bate aquela vontade de ficamos relembrando e querendo reler só para revisitar personagens e situações interessantes dos livros anteriores.
MINHA OPINIÃO:
Um livro maravilhoso com um ponto de vista surpreendente e esclarecedor de um dos Deuses mais importantes do pantheon do Olimpo, pois ele é responsável pelo oráculo, e sem oráculo não temos profecia, e sem profecia, nenhum herói terá missão, logo não teremos heróis… entendeu?
Isso tudo faz de Apolo uma cara extremamente importante para o desenrolar da história dos heróis que amamos, mesmo que você não seja muito fã dele.
Achei uma ótima escolha do autor e o livro nos deixa com uma grande vontade de continuar lendo, pois cada capítulo deixa um gancho direto para o próximo, bem aos moldes do primeiro livro do gênero: O Ladrão de Raios.
Diversão garantida e muita nostalgia ao ler estas maravilhosas páginas. É incrível como mesmo depois de tantos anos, o autor ainda é capaz de nos entreter com suas histórias e personagens que aprendemos a amar.
E pra fechar com chave de ouro essa minha análise, tome um pequeno quase spoiller, um personagem muito querido por todos nós volta neste livro. Você consegue imaginar quem???
Deixe sua opinião nos comentários. Boa leitura a todos e Espalhe a Palavra meus amigos.
SINOPSE:
Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus.
O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão. Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.
FICHA TÉCNICA:
TRADUTOR: Regiane Winarski
CÓD. BARRAS: 9788580579284
NÚMERO DA EDIÇÃO: 1
IDIOMA: Português
ANO DA EDIÇÃO: 2016
MARCA: Intrinseca
I.S.B.N.: 9788580579284
NÚMERO DE PÁGINAS: 320
ACABAMENTO: Brochura
Qualquer dia vou a falência por culpa do Rick. Parabéns pela resenha
Eu adorei esse livro, tio Rick sempre se superando <3
Eu estou começando a ficar louca com livros sobres os Deuses hahahaha. Adorei a resenha!