“Um livro que me chamou muito a atenção pelo autor. Afinal, quem nunca assistiu Goosebumps quando era criança? Pois imagine todo aquele horror infantil agora em um livro…. medo.”
Vamos à resenha.
ENREDO:
Uma jovem tipicamente introspectiva com sua vida comum, repleta de coisas cotidianas tentando não ser devorada pelos problemas sociais e ainda tendo que fazer hora extra depois da escola em uma lanchonete para ajudar em casa. Típico né? Agora acrescente a isso, um convite feito pelo garoto mais popular e lindo do colégio, e ainda por cima, que ela é caidinha desde sempre.
Temos ai um final de semana que promete mudar, definitivamente, a vida de Rachel. Só que esqueci de mencionar que essa festa será durante um dia inteiro em uma ilha particular, sem a presença de adultos e com alguns adolescentes selecionados a dedo pelo próprio dono da festa. Acrescente o fato de a ilha não permitir nenhum tipo de comunicação, celular, rádio, nada. A única forma de se ter acesso é por barco. E pra fechar a tampa, do que já um grande sinal de perigo, a família do rapaz em questão é conhecida por ser amaldiçoada e ter histórico de assassinatos a empregados e outras atrocidades que tenho até medo de mencionar.
Bom, depois disso tudo lhe pergunto: Você iria para essa festa? Mas, quem disse que adolescentes ouvem a voz da razão?
NARRATIVA:
O livro é contado na visão de Rachel e vamos sabendo de todos os fatos à medida que ela evolui na história. A leitura é fácil e flui bem. As descrições de cenas e locais não deixam a desejar, mas não são tão aprofundadas quanto poderia ser.
DESTAQUE:
O livro cria uma boa atmosfera e quero destacar a primeira parte do livro, após o início da festa. A tensão criada é realmente cativante e em muitos momentos me peguei tenso e com respiração rápida, enquanto acompanhava nossa heroína em momentos de perigo.
MINHA OPINIÃO:
Um livro que cumpre o que promete e satisfaz as necessidades com um terror básico e uma receita clichê, que lógico, funciona muito bem. Mas como o livro tem fases, admito que a segunda fase não me agradou muito, assim como o final pós solução do problema principal.
Achei que a protagonista, que se mostrou esperta em vários momentos, acabou sendo tola no final tirando um pouco de seu mérito anterior.
SINOPSE OFICIAL:
Conhecido mundialmente por seus livros de terror e suspense, com centenas de milhões de exemplares vendidos, R. L. Stine desponta no cenário da ficção juvenil pela genialidade na criação de enredos sinistros.
O“Stephen King da literatura juvenil” ficou famoso na década de 1990 com a aplaudida coleção Rua do Medo. Quase duas décadas depois do último volume, Stine atende aos pedidos dos leitores e lança o livro inédito Jogos macabros, publicado no Brasil pela Globo Alt. Tal como os outros títulos da coleção, a história se passa na velha cidade de Shadyside, nos EUA, conhecida por ser palco de acontecimentos misteriosos e aterrorizantes envolvendo os alunos da escola local.
Todos na região conhecem a excêntrica e rica família Fear, e sabem também do passado terrível que os assombra. Apesar desses histórico nada promissor, Brendan Fear parece ser um garoto diferente de sua família. Gentil e simpático, o jovem vive rodeado de colegas e chama a atenção de Rachel Martin, uma garota simples, colega de classe dele. Quando o aniversário de Brendan está prestes a chegar, ele começa a planejar uma comemoração um tanto diferente na isolada ilha do Medo, onde existe um casarão de veraneio pertencente à família Fear. Rachel é uma das convidadas para passar o final de semana no local sombrio e, contrariando os avisos dos amigos, decide ir.
No caminho, coisas estranhas já começam a acontecer e, ao chegarem à mansão, Brendan dá as coordenadas para o início de um jogo que se revelará o mais mortal de todos. Repleto de reviravoltas, “Jogos macabros” mantém o leitor apreensivo da primeira à última página. Como todo bom enredo de R. L. Stine, a história dá espaço a fantasmas, assassinato, traição e romance, e marca, enfim, um retorno triunfal do autor à Rua do medo.
FICHA TÉCNICA:
CÓD. BARRAS: 9788525060402
NÚMERO DA EDIÇÃO: 1
IDIOMA: Português
ANO DA EDIÇÃO: 2016
MARCA: Globo Alt
I.S.B.N.: 9788525060402
ALTURA: 21.00 cm
LARGURA: 14.00 cm
PROFUNDIDADE: 1.50 cm
NÚMERO DE PÁGINAS: 280
ACABAMENTO: Brochura